Seguidores

domingo, 5 de setembro de 2010

Noticias do Movimento Espírita

Repassando...

Araçatuba, SP, sábado, 04 de setembro de 2010

Compiladas por Ismael Gobbo

Uma beleza a festa do XX Feirão pró Mansão do Caminho

Rio de Janeiro, RJ

Informações e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke

O feirão tradicional aconteceu no dia 30 de agosto de 2010, no Colégio Militar na Rua São Francisco Xavier, 267, na cidade do  Rio de Janeiro.

clip_image001

DOIS GRANDES NOMES DA ORATÓRIA ESPÍRITA: DIVALDO PEREIRA FRANCO E ANA JAICY GUIMARÃES

clip_image002

clip_image003

clip_image004

clip_image005

clip_image006

clip_image007

clip_image008

clip_image009

clip_image010

clip_image011

clip_image012

Peça Teatral  “Além da Vida”

Araçatuba, SP

clip_image013

(Informações em email de Sirlei Nogueira)

Palestra com Alfredo Pardini

São Paulo

clip_image014

P a l e s t r a    e    a u t ó g r a f o s  c o m:

ALFREDO PARDINI

Médium, escritor e orador espírita e colaborador voluntário do NÚCLEO ESPÍRITA SEGUE A JESUS, NESJ  -  São Paulo, SP.

AUTOR DOS TÍTULOS  - ditados por MARCO, Espírito

clip_image015

Na Verona do século XVIII, poderosos barões  deixam escorrer pelas mãos,  a trajetória de dois seres enamorados. Pelo poder das posses efêmeras provocam o suicídio da única filha, quando ceifam a vida  do jovem de quem a menina era enamorada.    Muito tempo depois, pela Graça e Misericórdia do Pai, submetidos aos princípios da Lei de Causa e Efeito,   através da dádiva da reencarnação, todos se reencontram no plano da matéria , num aprazível lugar chamado A PEDRA AZUL,  no Brasil, para expiarem as dívidas recíprocas, adquiridas naquele perdido século XVIII.

Uma história de amor, de ódio e  de perdão.

clip_image016

Esta obra  mostra    como deveremos  fazer o uso dos talentos que o Pai nos  ofereceu para administrarmos, e de como aplicá-los    bem e não sepultá-los sob a terra, como fez o servo ruim e preguiçoso da  Parábola dos Talentos, mostrada por Jesus, de Nazaré.

Quando o Criador nos pedir contas do uso que fizemos dos talentos que Ele nos ofereceu,  deveremos devolver-lhe multiplicados. 

Levado pelo orgulho e  pela vaidade, uma das personagens do drama, ao invés de multiplicar o   único talento recebido, para as alegrias de seu Senhor, decide enterrá-lo sob a terra.

Quem souber entender o sentido da Parábola saberá que os talentos a que se referiu Jesus, estão   representados por nossas  virtudes e valores morais, os quais,    se multiplicados, alegarão ao Criador

LOCAL :  G.E. Irmão Carmello – São Paulo, Rua Prof. Luis Rosanova, 30, Água

                                 Fria.

DATA:      Setembro 09, 2010.

HORÁRIO: 20:00  h.

(Informações recebida em email de A.Pardini)

Excelentes entrevistas no Programa Muitas Vidas da TV Santa Cecília

Santos, SP

Olá Amigos!

Neste sábado dia 04/09, às 11:00 horas,  no Programa Muitas Vidas  na TV Santa Cecilia, os entrevistado serão  A atriz Rosanne Mulholand (Eloisa), a produtora Iafa Britz e o ator Renato Prieto (André Luiz) do filme "Nosso Lar",  falando Dos Motivos que os fizeram aceitar participar do Filme "Nosso Lar".

Da presença da Espiritualidade no set de filmagem..

E Convidam a todos a irem ao cinema assistir o filme Nosso Lar

Tudo isso sábado dia 04 às 11 da manhã pela Santa Cecilia TV:  canal 13 da NET e em UHF (antena) canal 52 O Programa Muitas Vidas agora está na internet pelo Santa Cecilia TV.

Acesse : www.santaceciliatv.com.br

ao abrir a página em que consta WEBTV,é só clicar em "assista ao vivo"e a programação está no ar.

(Informação em email de José da Conceição de Abreu, o “Zezinho”)

clip_image017

IAFA BRITZ. FOTO ISMAEL GOBBO

II Encontro Espírita Paraguaio

Assunção, Paraguai

clip_image018

(Informação em email de Norberto e Fátima)

Palestra Musical à Luz da Doutrina Espirita

Bauru, SP

C.E. JOANA D'ARC DE BAURU

convida

Dia 03 de Setembro - sexta feira - 20 hs

Entrada Franca

PALESTRA MUSICAL A LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

COM

ROBERTA BERALDINELLE, (Soprano-Bauru)

CRISTINA LIMA (Soprano-Bauru)  E

EDGAR MIGUEL

(Presidente da Use Intermunicipal Bauru)

 

clip_image020

clip_image021

clip_image022

TEMA: A Música Moderna MPB a luz da Doutrina Espírita

(Inspiração de nossos compositores)

Oração de Francisco de Assis

Amor de Índio

O caderno

Oceano

Como uma onda

Tocando em frente

My Way

Centro Espírita Joana D’Arc - Bauru

Rua Maria da Graça Bueno Martins,  5.43

Cep. 17033540 - Jardim Carolina

E mail – joanadarc.eventos@uol.com.br

clip_image024

(Informação recebida por email)

XII Semana Espírita de

Diadema, SP

clip_image025

(Informação em email de Regina Bachega)

Palestras Espíritas no Maria Benta

São Paulo

clip_image026

Datas

Palestrantes

Temas

13/09, 2ªf, 20h

Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Sérgio Pinheiro da Silva: Expositor da Maria Benta, espírita desde 1978, militante político desde 1982, formado em psicologia em1985, profissão na qual já foi diretor de centros de orientação para crianças e adolescentes   pela prefeitura de São Paulo e de unidade de saúde para pacientes graves de saúde mental. Psicólogo clínico há 25 anos. Maiores detalhes, favor acessar: www.sergiopsicologo.com

Harmonização Musical: Itamar Santiago

O Consolador Prometido.

Política e Espiritismo. Resumo: Mais uma vez às vésperas de eleições políticas, devemos pensar nosso posicionamento como kardecistas. Kardec nos recomenda uma religiosidade engajada, atuante no mundo em que vivemos para promover a melhoria do ambiente social e espiritual que nos cerca. O Capítulo das Leis Morais do Livro dos Espíritos, no segmento 'Lei do Progresso' inspira-nos a pensar a sociedade como um reflexo de nossa personalidade, e a evolução do mundo como a nossa própria evolução pessoal; se uma se faz com o aperfeiçoamento das leis, a nossa requer a reforma íntima, que é a mudança de comportamento baseada na reflexão dos ensinamentos de Jesus e dos espíritos superiores.

20/09, 2ªf, 20h

Mara Sucena: Professora Secundária – Matemática,
Diretora da Associação Espírita Mãos Unidas, Responsável pela Orientação Espírita da Infância e do Jovem e Oradora e Divulgadora do Projeto Imagem.

Harmonização Musical: Grupo Vocal Sábado de Sol.

Há 2000 anos. Resumo: História central do livro “Há 2000 Anos”, de Emmanuel, que conta o drama das famílias Lentulus e Severus, durante o primeiro século do cristianismo, com ênfase no desenrolar das tramas que levaram à crucificação de Jesus.

27/09

2ªf, 20h

Heloísa Pires:  Matemática, física, escritora e pedagoga, espírita renomada, conferencista nacional e internacional, proferiu palestras em Portugal, Estados Unidos, etc. Filha do saudoso e ilustre espírita José Herculano Pires, por  onde passou deixou o rasto luminoso da cultura espírita, encantando quem a ouviu, sendo considerada como um dos elementos-chave do movimento espírita brasileiro.

Heloísa é mundialmente conhecida como oradora e conferencista tendo realizado palestras em diversos Países da Europa e Estados Unidos.

É apresentadora do programa "O Espírito e o Tempo", na Rádio Boa Nova e autora dos livros:  "Herculano Pires, o Homem no Mundo" , "Educação Espírita" , Educar para Ser Feliz" , "Preparados para a Vitória" , “Renovação por Amor” e “Maria Antonieta, a volta de uma Rainha. 

Heloísa Pires é participante ativa em congressos nacionais e internacionais e articulista em diversos Jornais e Revistas Espíritas.

  Harmonização Musical: Coral Cantares.

A Vida e Obra de Léon Denis.

Léon Denis (Foug, 1 de janeiro de 1846 - Tours, 12 de Março de 1927) foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas. Fonte: Wikipédia.

Rua Vieira Portuense, 341 – Jabaquara – SP. Inf.:  (11) 50124474 ou jrezala@terra.com.br.

(Informações em email de Jorge Rezala)

7º. Fórum Regional Antidrogas com pré-lançamento do livro “Filhos da Dor”

Birigui, SP

Texto e fotos Ismael Gobbo

clip_image027

DR. VILSON DISPOSTI

Tivemos a oportunidade de participar na manhã desta sexta-feira, 3/9/2010, do 7º. Fórum Regional Antidrogas promovido pela  Casa do Caminho Ave Cristo que,  como acontece todos os anos, recebeu excelente público. Comandou o cerimonial Luiz Saegusa que inicialmente formou a mesa dos trabalhos com diversas autoridades e dirigentes de instituições. Foi apresentado vídeo do Hino Nacional e logo em seguida o do 7º. Fórum. A abertura dos trabalhos se deu com a fala do fundador e dirigente da Casa do Caminho Ave Cristo, Dr. Vilson Disposti. Outros convidados fizeram uso da palavra enfatizando a necessidade de políticas adequadas para o enfrentamento do tema drogas e exaltando o trabalho de Vilson à frente da Ave Cristo, exemplar instituição que trabalha pela reabilitação de jovens dependentes químicos.   A primeira palestra foi proferida pelo médico Dr. Sérgio Irikura que com brilhantismo abordou o tema “Aspectos Clínicos da dependência química (Crack). Em seguida o Delegado da Policia Federal Dr.  Sérgio H. Matheus tratou dos “Aspectos Sociais e Legais das Drogas e, por fim, Dr. Vilson Disposti falou sobre “Ciência e Espiritualidade no Tratamento da Prevenção e dependência química”. Além do café tivemos a apresentação dos corais infantil e juvenil da Secretaria de Educação de Birigui e o pré-lançamento do  livro “Filhos da Dor”,  obra prefaciado por Divaldo Pereira Franco. O livro de Vilson versa sobre Prevenção e tratamento da dependência de drogas, com relatos de casos reais por ele vivenciados na instituição que dirige.  

clip_image028

O EXCELENTE PÚBLICO

clip_image029

LOCAL DO EVENTO

clip_image030

LUIZ SAEGUSA

clip_image031

DR. SÉRGIO IRIKURA

clip_image032

O DELEGADO SÉRGIO H. MATHEUS

clip_image033

VILSON EM SUA PALESTRA

clip_image034

CORAL  DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE BIRIGUI

clip_image035

VISITE O SITE DA CASA DO CAMINHO AVE CRISTO E CONHEÇA A GRANDIOSIDADE DO TRABALHO

http://www.avecristo.com.br/avecristo/site/centro_rural/centro_rural.asp

Palestra com José Maria Medeiros no C.E. Nova Era

São Paulo

clip_image036

(Informação em email de Regina Bachega)

Palestra com Suely Caldas Schubert no C.E. Nova Era

São Paulo

clip_image037

(Informação em email de Regina Bachega)

Mudança de Horário dos Ensaios do Grupo Vocal Batuíra

São Paulo

clip_image038

(Informação em email de Elizeth Corona)

USE. Encontro Estadual de Mediunidade

São Paulo

clip_image039

(Informação repassada pela USE/SP)

Leia o Boletim Eletrônico da Aliança Espírita “Varas da Videira”

clip_image040

Leia o Boletim acessando: http://www.mediafire.com/?9a13a6ihc7350g5

Focalizando o Trabalhador Espírita

Ismael Batista da Silva

clip_image041

Ismael Batista da Silva

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

O entrevistado, nosso companheiro de ideal espírita, Ismael Batista da Silva reside na cidade de Guaxupé, MG, onde nasceu. Nascido em família espírita freqüentou a evangelização, a mocidade e depois nas outras atividades do Centro Espírita em São José do Rio Pardo e Guaxupé. Escreveu três livros e é muito requisitado para palestras pelo Brasil.  Ismael tem um jeito descontraído e bem humorado de proferir suas palestras. Diz-nos que é por conta de Cornélio Pires, um espírito que acredita lhe inspirar.

Ismael poderia nos fazer sua apresentação? 

Nasci em Guaxupé, uma belíssima cidade no Sul de Minas Gerais, no dia 14 de Novembro de 1955. Sou filho de Noel  Batista da Silva e Francisca Silveira da Silva, duas pessoas muito simples  originárias da zona rural. Tive seis irmãs: Noêmia, Nair, Joana D’arc, Marli, já desencarnada, Helena e Marlene. Tenho dois filhos,  André Luis e Ismael Junior, o neto Luis André e, estou ansiosamente esperando a chegada de  uma netinha para Outubro.

Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Tenho segundo grau e alguns cursos técnicos. Trabalhei por muitos anos em vendas e como assistente  de direção em escola particular. Tinha também linha de transporte de escolares. Hoje estou aposentado, me dedicando  somente à causa espírita.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em uma família espírita. Pelo lado materno,  a começar pela minha bisavó, a vovó Chiquinha, todos foram ou são espíritas. Tive, portanto, contato com o Espiritismo desde tenra idade e tenho, por isso, maiores responsabilidades.

Poderia nos descrever sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Comecei na evangelização infantil depois fiz pré-mocidade e mocidade no Centro Espírita Nova Era de Guaxupé. Após fazer o serviço militar fui para São Paulo e Mogi Mirim na tentativa de me realizar profissionalmente. Nesse período fiquei completamente fora do movimento tendo em vista que o  meu interesse era exclusivamente me encaixar na  vida profissional. Não deu certo e, então,  fui tentar em São José do Rio Pardo e lá fiquei por trinta e três anos. Constitui família, tive os meus dois filhos, voltei para o movimento espírita. Depois de alguns anos de trabalho como médium de desobsessão e evangelizador, a pedido de companheiros, assumi a direção da Sociedade Espírita Beneficente Paulo de Tarso, mantenedora do Centro Espírita André Luiz, Asilo lar de Jesus e Albergue Noturno Paulo de Tarso, por dez anos.

Fui procurado, na época, pelos dirigentes da USE Estadual e acabei fundando junto com outros companheiros, as Uses intermunicipal de São José do Rio Pardo, a municipal de Mococa e Tambaú e reativamos a USE regional de São João da Boa Vista.

Na época fizemos grandes encontros doutrinários e levamos para a região os principais palestrantes espíritas do movimento brasileiro.

Conversando, certo dia, com a Dona Aparecida do Hospital do “Fogo Selvagem” de Uberaba, esta me revelou que Dr. Bezerra de Menezes conversara com ela pedindo para me comunicar que ele esperava de mim a iniciativa de fundar uma instituição educacional em uma ampla região de casas populares de Rio Pardo. Com muito carinho, eu, familiares e amigos fundamos a Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes que funciona como um centro de promoção educacional, espiritual e social, atendendo inúmeras famílias carentes, hoje dirigida por valorosos companheiros daquela cidade. Depois de me aposentar era meu  sonho retornar a minha terra natal e dedicar-me ao Centro Espírita em que  fui criado,  sonho este que  está sendo realizado.

Tem livros escritos?

Tenho três livros escritos. Positivando o dia-a-dia, Vencendo Dificuldades de Relacionamento e o romance Um Perfume Inesquecível, este psicografado, de autoria do espírito Otília.

A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

Como disse anteriormente,  estou me dedicando, como sonhei ao me aposentar,  ao Centro Espírita Nova Era, de Guaxupé. Na segunda-feira implantamos um trabalho de Atendimento Fraterno e sou coordenador desta atividade. Na terça-feira ministro dois cursos doutrinários. Na quarta e quinta, quando estou na cidade, colaboro com o programa de TV e em atividades nas casas espíritas de  Guaxupé e região. Porém é raro eu estar na cidade, geralmente viajo para outras regiões com as palestras.

E a trajetória como orador?

Aconteceu naturalmente. Comecei fazendo Evangelização no Asilo, na zona rural e em visitas aos lares. Depois comecei fazer no Centro Espírita André Luiz. Fiz programa de rádio sintonizado em toda região por vinte anos, e daí, começou a chegar os convites para eu me apresentar nas cidades vizinhas e, hoje, já com vinte e oito anos de atividade nesta área, tenho, para a minha alegria, viajado para muitos estados  divulgando a nossa doutrina. Tudo que aconteceu e tem acontecido neste campo de trabalho, tanto o Chico quanto o Divaldo já haviam me adiantado e eu confesso que não acreditei na época. Devo muito a expansão desta minha atividade, também, aos nossos queridos amigos  Orson Peter Carrara e Jamiro do Santos Filho que acreditaram em meu trabalho e o divulgaram aos seus contatos.

Quais os temas que aborda em suas palestras e os mais solicitados?

Trabalho com vários temas, inclusive temas para seminários e encontros específicos, porém os mais pedidos são:

Vencendo Dificuldades de Relacionamento (Palestra Ou Seminário)

Como Bem Aproveitar a Existência

O Espiritismo e os Tormentos Modernos

Não Basta Estar Espírita é Preciso Ser

Positivando a Auto-Estima a Luz Do Espiritismo

O Lado Luz das Provações da Vida

Relacionamento Familiar a Luz do Espiritismo

Desmistificando as Influências Espirituais (Palestra Ou Seminário)

O Perfil do Trabalhador Espírita para o Terceiro Milênio (Seminário)

É Possível Ter Filhos Felizes e Amigos (Palestra Ou Seminário)

É Possível Ser  Feliz  na Vida Conjugal (Palestra Ou Seminário)

Sofrer ou não Sofrer é uma opção de cada um

Saúde, Doença e Cura a Luz do Espiritismo

Obsessão Infantil – Causas – Prevenção e Cura

Curso Para Expositores Espíritas -  Seminário

Depressão – Não Entre Nessa

No Entardecer da Existência (  Para Terceira Idade)

Nos Bastidores de Uma Reunião Espírita – Ilustrada  ( Como É Visto Do Mundo Espiritual Cada Trabalho Da Casa Espírita)

Como tem enxergado o nosso movimento espírita em suas viagens?

Vejo nosso movimento com otimismo. Tenho aprendido muito em minhas viagens. Observo que Jesus já tem muitos amigos verdadeiros na Terra. Muita gente está fazendo trabalhos dignos em prol da nossa doutrina.

Observo também que o movimento está crescendo bastante. Costumo ir uma vez por ano em cada casa que visito e, a cada ano que passa, vejo algumas delas crescerem “assustadoramente”. Isto acontece, evidentemente, onde encontramos lideranças que se dedicam mesmo ao nosso movimento. São grandes motivadores, pessoas carismáticas que envolvem positivamente os outros através de seus exemplos diários.

Casas que atendem bem as pessoas que chegam, que têm bons cursos doutrinários e palestras públicas de qualidade. O perfil das pessoas que estão procurando pela Doutrina mudou muito, já não são só sofredores que buscam as casas espíritas,  e os dirigentes que conseguiram enxergar essa mudança estão alcançando  grandes resultados no sentido de cativar almas para Jesus.

O que acha que está faltando ou precisa ser melhorado?

Eu sou um daqueles  que acham  que o mal não merece ser exaltado. Cada um está fazendo no movimento espírita de acordo com o seu entendimento e evolução. Não temos como dar de nós aquilo que ainda não temos. O tempo é a maior benção para o espírito, pois então deixemos para que ele se incumba de resolver aquilo que hoje não conseguimos realizar. Enquanto isto continuemos firmes amando e servindo com Jesus e Kardec.

Algo mais que queira acrescentar?

Que nós saibamos, com sabedoria, aproveitar o máximo a nossa atual existência, pois ela é a mais importante de todas que já tivemos. Afinal, ela será decisiva no sentido de continuarmos ou não reencarnando na nossa querida Terra. Pensemos nisso com carinho.

clip_image042

ISMAEL COM A ESPOSA JOANA, OS DOIS FILHOS E AS NORAS

clip_image043

ISMAEL LADEADO PELOS FILHOS ISMAEL JUNIOR E ANDRÉ LUIS

clip_image044

ANDRÉ LUIS,  MARCINHA E O FILHO LUIS ANDRÉ.  FILHO, NORA E NETO DE ISMAEL BATISTA

clip_image045

ISMAEL COM TRABALHADORES DO C.E. NOVA ERA, DE GUAXUPÉ

clip_image046

FALANDO NA SEMANA ESPÍRITA EM BARRETOS, SP

clip_image047

ENTREVISTA NO PROGRAMA A VOZ DO ESPIRITISMO, ARAÇATUBA, SP

clip_image048

PALESTRA EM ARAÇATUBA

clip_image049

COM OUTROS ORADORES EM POÇOS DE CALDAS, MG

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Nota: Todas as noticias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de noticias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP; Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP