MAIS DE 3.100 E-LIVROS GRÁTIS. eguidores

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Depressão, Uma Visão Espírita

Depresión, Una Visión Espírita

Nery Porchia

Desde passado longínquo autoridades médicas e psicológicas têm buscado explicações para os estados depressivos, considerando apenas como estado mórbido. Será apenas distúrbio somático, decorrente de síndromes nervosas?

Desde un pasado lejísimos, autoridades médicas y psicológicas han buscado explicaciones para los estados depresivos, considerándolo apenas como un estado mórbido. ¿Será sólo un disturbio somático, derivado de síndromes nerviosos?

Mais recentemente já se começou a pensar que a depressão, causas e conseqüências poderiam ter outras  configurações, a partir de estudos até mesmo do comportamento humano.

Más recientemente ya se comenzó a pensar que la depresión, causas y consecuencias podrían tener otras configuraciones, a partir de estudios hasta incluso del comportamiento humano.

Não haveria também causas espirituais? Dizemos espirituais e não religiosas, pois qualquer nome que se dê, sabemos que o corpo humano é constituído do corpo e alma (espírito), sem contar que a doutrina espírita encontra um outro componente, o perispírito.

¿No habría también causas espirituales? Decimos espirituales y no religiosas, pues cualquier nombre que se de, sabemos que el cuerpo humano está constituido del cuerpo y alma (espíritu), sin contar que la doctrina espírita encuentra otro componente, el periespíritu.

Como objeto de estudos dentro da doutrina espírita fomos buscar em renomados autores encarnados, especialistas quanto ao mecanismo da mente e nos desencarnados como forma de conhecer a visão Espírita da depressão.

Como objeto de estudios dentro de la doctrina espírita fuimos a buscar en renombrados autores encarnados, especialistas en cuanto al mecanismo de la mente y en los desencarnados como forma de conocer la visión Espírita de la depresión.

O ponto de partida é um texto extraído do Boletim da Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo, de autoria do médico Dr. Wilson Ayub Lopes, que buscou em obras espíritas elementos para seu artigo “A DEPRESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA”.

El punto de partida es un texto extraído del Boletín de la Asociación Médico-Espírita del Estado de Espíritu Santo, autor el médico Dr. Wilson Ayud Lopes, que buscó en obras espíritas elementos para su artículo “LA DEPRESIÓN EN LA VISIÓN ESPÍRITA

A leitura desse texto demonstra  bem a conceituação médica da depressão, enriquecida com preciosos esclarecimentos de espíritos evoluídos registrados na bibliografia doutrinária, concluindo pelo nexo causal entre moléstia e pertubação do espírito. Vamos então procurar uma síntese de informações para se entender como o mundo espiritual pode ter influências no surgimento de depressões, nas suas  variadas manifestações.

La lectura de este texto, demuestra bien el concepto médico de la depresión, enriquecida con preciosos esclarecimientos de espíritus evolucionados registrados en la bibliografía doctrinario, concluyendo por el anexo causal entre molestia y perturbación del espíritu. Vamos entonces a buscar una síntesis de informaciones para entenderse como el mundo espiritual puede tener influencias en el surgimiento de depresiones, en sus variadas manifestaciones.

Claro, óbvio, que a primeira obra seja o EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, de Allan Kardec, na tradução de J. Herculano Pires.

Claro, obvio, que la primera obra sea el EVANGELIO SEGÚN EL ESPIRITISMO, de Allan Kardec, en la traducción de J. Herculano Pires.

Os elementos que coligimos fomos buscar no Capítulo V – Bem aventurados os aflitos..., o que já nos prenuncia um estado espiritual para um grande número de depressões a que os seres humanos estão sujeitos.

Los elementos que recopilamos fuimos a buscarlos en el Capítulo V – Bien aventurados los afligidos…, lo que ya nos anuncia un estado espiritual para un gran número de depresiones a que los seres humanos están sujetos.

O que são aflições? São alterações do modo de vida  que se transformam em vicissitudes, que têm uma causa justa e considerando que Deus é justo, a causa é, por conseqüência, justa.

¿Qué son aflicciones? Son alteraciones de modo de vida que se transforman en vicisitudes, que tienen una causa justa y considerando que Dios es justo, la causa es, por consecuencia, justa.

Segundo Kardec, essas vicissitudes tem duas causas distinta, podendo ser originária da vida presente ou de outras vidas.

Según Kardec, esas vicisitudes tienen dos causas distintas, pudiendo ser originaria de la vida presente o de otras vidas.

Porque a ligação de vicissitudes com depressão? Simplesmente porque, segundo o Dr. Ayub, a depressão decorre ou é “uma alteração do estado de humor, uma tristeza intensa, um abatimento profundo”.

¿Por qué la unión de vicisitudes con depresión? Simplemente porque, según el Dr. Ayud, la depresión deriva o es “una alteración del estado de humor, una tristeza intensa, un abatimiento profundo”.

E Kardec complementa que as vicissitudes são as aflições de que a pessoa é tomada, as decepções, as frustrações, enfim, vários acontecimentos que deprimem o estado de espírito, como se costuma dizer em linguagem mais accessível.

Y Kardec completa que las vicisitudes son las aflicciones de que la persona es tomada, las decepciones, las frustraciones, en fin, varios acontecimientos que deprimen el estado de espíritu, como se acostumbra a decir en lenguaje más accesibles.

A quem cabe a culpa por essas aflições? Kardec responde que “cabem senão a si mesmo”, pois por orgulho ou falta de conhecimento, atribuem à falta de sorte, à Providência, sua má estrela, sem pensar que sua má estrela é sua própria falta de compreensão.

¿A quién cabe la culpa por esas aflicciones? Kardec responde que “cabe a sí mismo”, pues por orgullo o falta de conocimiento, atribuyen a la falta de suerte, a la Providencia, su mala estrella, sin pensar que su mala estrella es su propia falta de comprensión.

Segundo o Dr. Ayub, a depressão se apresenta sob três formas, decorrentes do fenômeno causal.  Algumas são comportamentais, outras advem de um estado mórbido e ainda as que fogem ao controle do homem, são de caráter imponderável, e ocorrem dentro da misericórdia divina: a perda de um ente querido, um acidente fatal, reveses da fortuna, flagelos naturais.

Según el Dr. Ayud, la depresión se presenta bajo tres formas, derivadas del fenómeno causal. Algunas son comportamentales, otras vienen de un estado mórbido y aun las que huyen al control del hombre, son de carácter imponderable, y ocurren dentro de la misericordia divina: la pérdida de un ente querido, un accidente fatal, reveses de la fortuna, flagelas naturales.

Muitas vezes a depressão decorre de um sentimento de culpa ou de arrependimento, sendo estes casos diretamente decorrentes da ação ou omissão do homem.

Muchas veces la depresión deriva de un sentimiento de culpa o de arrepentimiento, siendo estos casos directamente derivados de la acción u omisión del hombre.

Analisando a depressão originária de vidas passadas, se o espírito encarnado volta a deixar de cumprir seus compromissos dentro do seu livre arbítrio; escolhida a ação, depois se arrepende e fica com a consciência culpando-o, talvez até mesmo por vislumbres de lembranças do passado.

Analizando la depresión originaria de vidas pasadas, si el espíritu encarnado vuelve a dejar de cumplir sus compromisos dentro de su libre albedrío; escogida la acción, después se arrepienten y queda con la conciencia culpándolo, tal vez hasta incluso reminiscencias de recuerdos del pasado.

Não foi o que ocorreu com Pedro e com Judas? Ambos se arrependeram e caíram num estado depressivo, do qual só a fé e a força de vontade podem tirar desse estado.

¿No fue lo ocurrió con Pedro y con Judas? Ambos se arrepintieron y cayeron en un estado depresivo, del cual sólo la fe y la fuerza de voluntad pueden sacar de ese estado.

Vimos que Pedro se arrependeu, pediu perdão, e se reabilitou perante Cristo, o que não conseguiu Judas Iscariote.

Vimos que Pedro se arrepintió, pidió perdón, y se rehabilitó delante de Cristo, lo que no consiguió Judas Iscariote.

Este, deprimido e arrependido viu no suicídio a única forma de se redimir do seu erro. Aqui vale uma pergunta não propriamente dentro do tema, mas para reflexão: essa  sua traição não estaria dentro dos desígnios de Deus, pois com todo Seu poder poderia ter evitado a prisão de Jesus? A nós parece que estava escrito!

Éste, deprimido y arrepentido vio en el suicidio la única forma de redimirse de su error. Aquí vale una pregunta no propiamente dentro del tema, sino para reflexión: ¿su traición no estaría dentro de los designios de Dios, pues con todo Su poder podría haber evitado la detención de Jesús? ¡A nosotros nos parece que estaba escrito!

Segundo pesquisadores, a depressão se apresenta sob formas diferentes, com intensidade e/ou duração variáveis. E também que todo depressivo, em regra geral é triste, mas a recíproca não é verdadeira.

Según investigadores, la depresión se presenta bajo formas diferentes, con intensidad y/o duración variables. Y también que todo depresivo, por norma general es triste, pero lo contrario no es verdadero.

Porque estamos defendendo a posição, com certeza com boas companhias, de que a depressão em muitos e muitos casos pode ser conseqüência de uma causa espiritual?

¿Por qué estamos defendiendo la posición, con seguridad con buenas compañías, de que la depresión en muchos y muchos casos puede ser consecuencia de una causa espiritual?

Não nos disse Jesus, “no mundo tereis aflições...?”

No nos dice Jesús, “¿en el mundo tendréis aflicciones?

Vamos também transcrever um trecho de Kardec:

Vamos también a transcribir un trecho de Kardec:

“O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência  e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo”.

“El Espiritismo es la ciencia nueva que viene a revelar a los hombres, por medio de pruebas irrefutables, la existencia y la naturaleza del mundo espiritual y sus relaciones con el mundo corpóreo.

Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e daí vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O ESPIRITISMO É A CHAVE COM O AUXÍLIO DA QUAL TUDO SE EXPLICA DE MODO FÁCIL (Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo I).

El no lo muestra más como cosa sobrenatural, sin embargo, al contrario, como una de las fuerzas vivas y sin cesar actuantes de la Naturaleza, como la fuente de una inmensidad de fenómenos hasta hoy incomprendidos y, por eso, relegados para el dominio de lo fantástico y de lo maravilloso. Es a esas relaciones que el Cristo alude en muchas circunstancias y de ahí viene mucho de lo que él dijo, permaneciendo ininteligible o falsamente interpretado. EL ESPIRITISMO ES LA LLAVE CON EL AUXILIO DE LA CUAL TODO SE EXPLICA DE MODO FÁCIL (Evangelio Según el Espiritismo, capítulo I).

Porque não buscarmos na luz da Doutrina o que o Espiritismo e os espíritos evoluídos e benfeitores dos encarnados sob a proteção de Jesus, pode dar a propósito do tema?

¿Por qué no buscamos en la luz de la Doctrina lo que el Espiritismo y los espíritus evolucionados y benefactores de los encarnados bajo la protección de Jesús, puede dar a propósito del tema?

Nós, espíritas convictos, sabemos que a reencarnação é a chave que recebemos da Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento do nosso Espírito, e nesse caminho encontramos sempre os Espíritos que nos amam e se preocupam com o nosso estado corpóreo e espiritual. São Bons Espíritos que nos acompanham, nos dão assistência sempre e, principalmente, nos fortalecem intuindo para o caminho do êxito na missão.

Nosotros, los espíritas convencidos, sabemos que la reencarnación es la llave que recibimos de la Misericordia Divina para el perfeccionamiento de nuestro Espíritu, y en ese camino encontramos siempre a los Espíritus que nos aman y se preocupan con nuestro estado corpóreo y espiritual. Son los Buenos Espíritus que nos acompañan, nos dan asistencia siempre y, principalmente, nos fortalecen para el camino del éxito en la misión.

Assim, todo encarnado deprimido vai encontrar na Doutrina excelente aliada para recuperação da sua saúde. Basta querer encontrar o remédio certo, na medida certa, e na hora certa.

Así, todo encarnado deprimido va a encontrar en la Doctrina excelente aliada para la recuperación de su salud. Basta querer encontrar el remedio cierto, en la medida cierta, y en la hora cierta

clip_image002 clip_image004

clip_image005

O Amor em Ação

El Amor en Acción
Enviando para você
esta mensagem envolvida
de muita paz e amor

Enviando para usted

este mensaje envuelto

de mucha paz y amor


http://br.groups.yahoo.com/group/oamoremacao/

João Cabral

Presidente da ADE-SERGIPE

Em: 20.11.2010

Aracaju-Sergipe-Brasil

Website: www.ade-sergipe.com.br