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domingo, 5 de junho de 2011

DA UNIVERSALIDADE A REENCARNAÇÃO

Autor: José Reis Chaves

http://www.apologiaespirita.org/artigos_estudos/a_universalidade_da_reencarnacao.htm

 DE LA UNIVERSALIDAD A LA REENCARNACIÓN
Autor: José Reis Chaves

http://www.apologiaespirita.org/artigos_estudos/a_universalidade_da_reencarnacao.htm

 

A palavra "rencarnacion", em Francês, foi criada por Allan Kardec na segunda metade do Século XIX, e traduzida simultaneamente por sábios da época por "rencarnation", em Inglês, e, para o Português, reencarnação, cujo significado etimológico em todas essas línguas é "ação de novo na carne", isto é, o retorno do espírito a um novo corpo.

 La palabra "rencarnacion", en Francés, fue creada por Allan Kardec en la segunda mitad del Siglo XIX, y traducida simultáneamente por sabios de la época por "rencarnation", en Inglés, y, para el Portugués, reencarnação, cuyo significado etimológico en todas esas lenguas es"acción de nuevo en la carne", esto es, el retorno del espíritu a un nuevo cuerpo.

 

Até então, usava-se geralmente o termo renascimento, entre quase todos os povos, para designar a idéia do que entendemos hoje por reencarnação. Mas empregavam-se também outros vocábulos para expressar esse fenômeno da busca de um novo corpo por parte do espírito desencarnado. E entre esses vocábulos destacam-se transmigração, metempsicose, metensomatose e ressurreição. A metempsicose, mais comum entre os Hinduístas, admite que o espírito possa voltar reencarnado em um ser biológico de outra espécie que não humana.

 Hasta entonces, se usaba generalmente la terminología renacimiento, entre casi todos los pueblos, para designar la idea de lo que entendemos hoy por reencarnación. Perose empleaba también otros vocablos para expresar ese fenómeno de la búsqueda de un nuevo cuerpo por parte del espíritu desencarnado. Y entre esos vocablos se destacan transmigración, metempsicosis, metensomatosisy resurrección. La metempsicosis, más común entre los Hinduistas, admiten que el espíritu pueda volver reencarnado en un ser biológico de otra especie que no humana.

 

METENSOMATOSE, PALAVRA CRIADA POR  ORÍGENES E PLOTINO, E QUE QUER DIZER TROCA DE CORPO, POIS QUE, NA REALIDADE, A TROCA É DO CORPO, E NÃO DO ESPÍRITO.

 METENSOMATOSIS, PALABRA CREADA POR  ORÍGENES Y PLOTINO, Y QUE QUIERE DECIR CAMBIO DE CUERPO, PUES QUE, EN LA REALIDAD, ELCAMBIOES DEL CUERPO, Y NO DEL ESPÍRITU.

 

Já a ressurreição, palavra muito usada na Bíblia, era de sentido ambíguo para os Judeus, pois eles não sabiam direito se a ressurreição seria do espírito ou do corpo, embora prevalecesse mais o sentido da ressurreição do espírito, enquanto que o Cristianismo optou  PELA  ressurreição do corpo, quando dele foi banida a reencarnação. Assim foi que, no Credo Católico, introduziu-se a expressão "creio na ressurreição da carne", ao invés de "creio na ressurreição do espírito", consoante o ensinamento e exegese bíblicos racionais e não dogmáticos, pois da Bíblia, no seu Novo Testamento, consta claramente que a ressurreição é do espírito.

 Yala resurrección, palabra muy usada en la Biblia, era de sentido ambiguo para los Judíos, pues ellos no sabíanbien sila resurrección sería del espíritu o del cuerpo, a pesarde que prevaleciese más el sentido de la resurrección del espíritu, mientras que el Cristianismo optó  POR LA  resurrección del cuerpo, cuando de él fue banida la reencarnación. Así fue que, en el Credo Católico, se introdujola expresión"creo en la resurrección de la carne", en vez de "creo en la resurrección del espíritu", consonante la enseñanzay exegesis bíblicos racionales y no dogmáticos, pues de la Biblia, en su Nuevo Testamento, consta claramente que la resurrecciónes del espíritu.

 

Exemplifiquemos o que estamos dizendo com uma frase de São Paulo: "Há dois corpos, um natural e outro espiritual, e ressuscita o corpo espiritual" (1 Coríntios 15: 44).

 Ejemplifiquemos lo que estamos diciendo con una frase de San Pablo: "Hay dos cuerpos, uno natural y otro espiritual, y resucita el cuerpo espiritual" (1 Corintios 15: 44).

 

Assim, quem crê na reencarnação, não nega a ressurreição, como o afirmam, freqüentemente, alguns anti-reencarnacionistas. Pelo contrário, estes até acreditam em mais de uma ressurreição, ou seja, a ressurreição do espírito no mundo espiritual, após a morte do seu corpo, a ressurreição do espírito na sua nova reencarnação, num novo corpo que nasce, e a ressurreição definitiva do espírito no mundo espiritual, quando de sua libertação da matéria carnal no nosso Planeta Terra. Um espírito nessas condições somente volta a reencarnar ou ressuscitar num novo corpo aqui na Terra, se ele por vontade própria o quiser, para, por exemplo, cumprir uma missão especial a bem da Humanidade.

 Así, quién creeen la reencarnación, no niega la resurrección, como lo afirman, frecuentemente, algunos anti-reencarnacionistas. Por el contrario, estos hasta creen en más de una resurrección, o sea, la resurrección del espírituen el mundo espiritual, despuésde la muerte de su cuerpo, la resurrección del espírituen su nueva reencarnación, enun nuevo cuerpo que nace, yla resurrección definitiva del espírituen el mundo espiritual, cuando de su liberación de la materia carnal en nuestro Planeta Tierra. Un espírituenesas condiciones solamente vuelve a reencarnar o resucitar enun nuevo cuerpo aquíen la Tierra, se él por voluntad propia lo quisiera, para, por ejemplo, cumplir una misión especial por bien de la Humanidad.

 

E quem criou a frase "creio na ressurreição da carne" foi o reencarnacionista Santo Atanásio, a qual faz parte do retocado Credo de sua autoria rezado nas missas, não sendo ela, pois, da Bíblia. Santo Atanásio deveria ter querido dizer, pois, "creio na ressurreição na carne", e não "DA CARNE".  E  poderia  também ter querido expressar o seguinte: Creio na misericórdia de Deus, que fará ressuscitar para mim uma nova carne, um novo corpo carnal, para que eu possa continuar a minha evolução espiritual na minha peregrinação terrena.

 Y quien creóla frase "creo en la resurrección de la carne" fueel reencarnacionista Santo Atanasio, elcual hace parte del retocado Credo de su autoría rezado en las misas, no siendo ella, pues, de la Biblia. Santo Atanasio debía haber querido decir, pues, "creo en la resurrecciónen la carne", y no "DE LA CARNE".  Y  podría  tambiénhaber querido expresar lo siguiente: Creo en la misericordia de Dios, que hará resucitar para mí una nueva carne, un nuevo cuerpo carnal, para que yo pueda continuar mi evolución espiritual en mi peregrinación terrena.

 

Jamais existiu na História da Humanidade uma crença tão poderosa como a Doutrina da Reencarnação, que alguns pesquisadores modernos preferem chamar de Teoria da Reencarnação. Ela sempre existiu em todos os Continentes, em todas as épocas e em todas as religiões. No Ocidente, com o fim da repressão inquisitorial, ela ressurgiu a todo vapor, após ter sido perseguida pela Igreja durante cerca de mil anos. E isso se deu com o surgimento do chamado Neo-Espiritualismo, um movimento de novas idéias espiritualistas independentes, do qual merece destaque o surgimento do Espiritismo e da Sociedade Teosófica, bem como o renascimento da Maçonaria e dos templários, fatos estes todos acontecidos no Século XIX, o "Século das Luzes". E foram esses movimentos filosófico-religiosos que fizeram frente ao materialismo representado pelo Positivismo, O DARWINISMO  e o Marxismo, entre outros, pois a Igreja, com a sua Filosofia e Teologia, via-se impotente para tal. Aliás, os ensinamentos dogmáticos dela estavam mais criando ateus do que adeptos para ela.

 Jamás existióen la Historia de la Humanidad una creencia tan poderosa como la Doctrina de la Reencarnación, que algunos investigadores modernos prefierenllamar de Teoría de la Reencarnación. Ella siempre existió en todos los Continentes, en todas las épocas y en todas las religiones. En el Occidente, conel fin de la represión inquisitorial, ella resurgió a todo vapor, despuésde haber sido perseguida por la Iglesia durante cerca de mil años. Yeso se dio conel surgimiento delllamado Neo-Espiritualismo, un movimiento de nuevas ideas espiritualistas independientes, del cual merece destaque el surgimiento del Espiritismo y de la Sociedad Teosófica, bien como el renacimiento de la Masonería y de los templarios, hechostodos estos sucedidosen el Siglo XIX, el "Siglo de las Luces". Y fueron esos movimientos filosófico-religiosos que hicieron frente al materialismo representado por el Positivismo, El DARWINISMO  yel Marxismo, entre otros, puesla Iglesia, con su Filosofía y Teología, se veía impotente para tal. Por cierto, las enseñanzas dogmáticas de ella estaban más creando ateos de que adeptos para ella.

 

E a Igreja procurou reorganizar-se. Mas não pôde conter as novas idéias racionais que passaram a conquistar os meios católicos, merecendo destaque entre elas a da Reencarnação, que, em algumas partes do Ocidente, principalmente no Brasil, chega a ter a adesão de cerca de 70% dos católicos. No Oriente, como se sabe, essa cifra alcança praticamente 100% da população.

 Yla Iglesia procuró reorganizarse. Pero no pudo contener las nuevas ideas racionales que pasaron a conquistar los medios católicos, mereciendo destaque entre ellas la de la Reencarnación, que, en algunas partes del Occidente, principalmente en el Brasil, llega a tener la adhesión de cerca de 70% de los católicos. En el Oriente, como se sabe, esa cifra alcanza prácticamente 100% de la población.

 

E, na atualidade, a Teoria da Reencarnação vem tendo o respaldo de renomados cientistas de vários segmentos da Ciência, como da Psiquiatria, Neurologia, Psicologia, Genética  e Física Quântica.

 

 Y, en la actualidad, la Teoría de la Reencarnación viene teniendo el respaldo de renombrados científicos de varios segmentos de la Ciencia, como de la Psiquiatría, Neurología, Psicología, Genética  y Física Cuántica.

 

A "Word Christian Enciclopédia" da Igreja Anglicana da Inglaterra, editada pela Universidade de Oxford (Time-Life nº 18), diz o seguinte: "500 pesquisadores e 121 consultores, depois de visitarem 212 países, concluíram em 100 relatórios que, no ano de 2000, a população da Terra alcançaria 6.260.000.000 de habitantes, e que 2/3 dessa população, isto é, cerca de 4.000.000.000 de pessoas, seriam reencarnacionistas".

 La"Word Christian Enciclopédia" de la Iglesia Anglicana de Inglaterra, editada por la Universidad de Oxford (Time-Life nº 18), dicelo siguiente: "500 investigadoresy 121 consultores, después de visitar 212 países, concluyeron en 100 informes que, en el año de 2000, la población de la Tierra alcanzaría 6.260.000.000 de habitantes, y que 2/3 de esa población, esto es, cerca de 4.000.000.000 de personas, serían reencarnacionistas".

 

 Esses dados são contundentes, e, por si sós, bastam para nos mostrarem, com uma clareza meridiana, o caráter da universalidade da Teoria da Reencarnação. Só não vê quem não quer ver! E esse é o pior cego, segundo o Mestre da Galiléia.

 Esos datos son contundentes, y, por si solos, bastan para mostrarnos, con una clareza meridiana, el carácter de la universalidad de la Teoría de la Reencarnación. ¡Sólo no ve quién no quiere ver! Y ese esel peor ciego, según el Maestro de la Galilea.

 

José Reis Chaves (BELO HORIZONTE, MG), ESCRITOR, PALESTRANTE, RADIALISTA, PARAPSICÓLOGO, TEÓSOFO, BIBLISTA, EX-SEMINARISTA REDENTORISTA E  PROFESSOR DE PORTUGUÊS E LITERATURA, FORMADO NA PUC-MINAS.

 

Telefax: (31) 3373 - 6870
E - mail:
escritorchaves@ig.com.br

José Reis Chaves (BELO HORIZONTE, MG), ESCRITOR, PALESTRANTE, RADIALISTA, PARAPSICÓLOGO, TEÓSOFO, BIBLISTA, EX-SEMINARISTA REDENTORISTA Y  PROFESOR DE PORTUGUÉS Y LITERATURA, FORMADO EN LA PUC-MINAS.

 

Telefax: (31) 3373 - 6870
E - mail:
escritorchaves@ig.com.br


 


 

Bibliografia:
"A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência", José Reis Chaves, Editora Martin Claret, São Paulo, SP, 2000.
"A Face Oculta das Religiões", José Reis Chaves, Editora Martin Claret, São Paulo, SP, 2000.

 

AUTOR dos livros, entre outros, "A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência" (ADOTADO PARA TRABALHO PELA PUC-RS), "A Face Oculta das Religiões" (ADOTADO PELA USP) e "Quando Chega a Verdade", Editora Martin Claret, São Paulo, SP.

 

Bibliografía:
"A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência", José Reis Chaves, Editora Martin Claret, São Paulo, SP, 2000.
"A Face Oculta das Religiões", José Reis Chaves, Editora Martin Claret, São Paulo, SP, 2000.

 

AUTOR de los libros, entre otros, "A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência" (ADOPTADO PARA TRABAJO POR LA PUC-RS), "A Face Oculta das Religiões" (ADOPTADO POR LA USP) y"Quando Chega a Verdade", Editora Martin Claret, São Paulo, SP.

 

Mensaje traducido por el Grupo Maria de Nazareth de Santiago de Chile.

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