Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Noticias do Movimento Espírita

Noticias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, Sábado, 18 de setembro de 2010

Compiladas por Ismael Gobbo

Se te for possível repasse em suas listas de contatos

Primeiro Simpósio Espírita Canadense

Montreal, Canadá

clip_image001

Sandra Mussi

Presidente

Conselho Espirita Canadense

Canadian Spiritist Council/Conseil Spirite Canadien smussi@canadianspiritistcouncil.com

(Informação em email de Sandra Mussi)

clip_image002

Montreal, Québec, Canadá. Foto http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mont.jpg

Leia o Boletim Informativo do CEBM

Rio de Janeiro, RJ

Acesse aqui: http://www.bezerramenezes.org.br/

clip_image003

IX Femeu- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

clip_image004

IX FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba irá realizar o IX FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 13 de novembro de 2010, no Centro Espírita Uberabense, em Uberaba-MG.

O IX FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional; Comemorar o Centenário de Nascimento de Francisco Cândido Xavier.

O IX FEMEU conta com o apoio da: AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Arte Espírita; da FEB – Federação Espírita Brasileira; da empresa TOP SOM; Livraria Espírita Emmanuel; do Centro Espírita Uberabense; dos artistas plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG) e Julio Cesar Chiovatto (Caldas Novas); das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da empresa de publicidade SOLIS; da Câmara Municipal de Uberaba, e do jornal A Flama Espírita.

As inscrições estão abertas de 13 de setembro à 22 de outubro.

Os vencedores receberão:

1º Lugar: (01 violão, 01 troféu e livros espíritas)

2º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)

3º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Arranjo: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Letra: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Intérprete: (01 troféu e livros espíritas)

Melhor Música Eleita pelo Público Presente: (01 troféu e livros espíritas)

         Neste ano, o IX FEMEU será em âmbito nacional e fará parte das comemorações do Centenário de nascimento de Chico Xavier.

         Para conhecer a história de todos os festivais de música de Uberaba, acesse o site: http://femeu.blogspot.com/.

Solicite o Regulamento e a Ficha de Inscrição do IX FEMEU pelo e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelos telefones: (34) 3322-2140 ou (34) 9969-7191, com Luiz Carlos de Souza.

FEMEU NO YOUTUBE

         Você pode assistir no site do youtube (www.youtube.com.br) todas as músicas do VII e VIII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba.

Para ouvir todas as músicas, digite a palavra FEMEU.

O VII FEMEU foi realizado no dia 27/09/2008 e o VIII FEMEU em 24/10/2009, ambos no Centro Espírita Uberabense, em Uberaba-MG.

Vale a pena apreciar!

Luiz Carlos de Souza

Coordenador do IX FEMEU

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

Programação da TV Alvorada Espírita

clip_image005

Transmissões
AO VIVO
http://www.tvalvoradaespirita.com.br/
Palestras:
2a. feira - 14h
2a. feira - 20h
5a. feira - 20h
Estudos:
4a. feira - 20h O livro dos espíritos

(Informação em email de Gislaine Pascoal)

Encontro da Juventude Espírita 2010

Catanduva, SP

clip_image006

(Informação em email de José Aparecido dos Santos)

Leia o Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG

Acesse aqui: http://www.jornalespiritadeuberaba.com/EDIÇÕES%20ANTERIORES.htm

clip_image007

ABRAPE Curso psicoterapia breve de base Psicanalítica

Sorocaba, SP

clip_image008

(Informação em email da ABRAPE)

Agenda de palestras no Maria Benta

São Paulo

(Informações em email de Jorge Rezala)

clip_image009

Rua Vieira Portuense, 341 – Jabaquara – SP.

Datas

Palestrantes

Temas

13/09, 2ªf, 20h

Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Sérgio Pinheiro da Silva: Expositor da Maria Benta, espírita desde 1978, militante político desde 1982, formado em psicologia em1985, profissão na qual já foi diretor de centros de orientação para crianças e adolescentes   pela prefeitura de São Paulo e de unidade de saúde para pacientes graves de saúde mental. Psicólogo clínico há 25 anos. Maiores detalhes, favor acessar: www.sergiopsicologo.com

Harmonização Musical: Itamar Santiago

O Consolador Prometido.

Política e Espiritismo. Resumo: Mais uma vez às vésperas de eleições políticas, devemos pensar nosso posicionamento como kardecistas. Kardec nos recomenda uma religiosidade engajada, atuante no mundo em que vivemos para promover a melhoria do ambiente social e espiritual que nos cerca. O Capítulo das Leis Morais do Livro dos Espíritos, no segmento 'Lei do Progresso' inspira-nos a pensar a sociedade como um reflexo de nossa personalidade, e a evolução do mundo como a nossa própria evolução pessoal; se uma se faz com o aperfeiçoamento das leis, a nossa requer a reforma íntima, que é a mudança de comportamento baseada na reflexão dos ensinamentos de Jesus e dos espíritos superiores.

20/09, 2ªf, 20h

Mara Sucena: Professora Secundária – Matemática,
Diretora da Associação Espírita Mãos Unidas, Responsável pela Orientação Espírita da Infância e do Jovem e Oradora e Divulgadora do Projeto Imagem.

Harmonização Musical: Grupo Vocal Sábado de Sol.

Há 2000 anos. Resumo: História central do livro “Há 2000 Anos”, de Emmanuel, que conta o drama das famílias Lentulus e Severus, durante o primeiro século do cristianismo, com ênfase no desenrolar das tramas que levaram à crucificação de Jesus.

27/09

2ªf, 20h

Heloísa Pires:  Matemática, física, escritora e pedagoga, espírita renomada, conferencista nacional e internacional, proferiu palestras em Portugal, Estados Unidos, etc. Filha do saudoso e ilustre espírita José Herculano Pires, por  onde passou deixou o rasto luminoso da cultura espírita, encantando quem a ouviu, sendo considerada como um dos elementos-chave do movimento espírita brasileiro.

Heloísa é mundialmente conhecida como oradora e conferencista tendo realizado palestras em diversos Países da Europa e Estados Unidos.

É apresentadora do programa "O Espírito e o Tempo", na Rádio Boa Nova e autora dos livros:  "Herculano Pires, o Homem no Mundo" , "Educação Espírita" , Educar para Ser Feliz" , "Preparados para a Vitória" , “Renovação por Amor” e “Maria Antonieta, a volta de uma Rainha. 

Heloísa Pires é participante ativa em congressos nacionais e internacionais e articulista em diversos Jornais e Revistas Espíritas.

  Harmonização Musical: Coral Cantares.

A Vida e Obra de Léon Denis.

Léon Denis (Foug, 1 de janeiro de 1846 - Tours, 12 de Março de 1927) foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas. Fonte: Wikipédia.

Palestra com lançamento do livro “Morte”

Mineiros do Tietê, SP

REPUBLICAMOS PORQUE  NO EMAIL ANTERIOR A CIDADE DO EVENTO ESTÁ INCORRETA

clip_image010

clip_image011

(Informação em email da USE/Jaú)

Peça Teatral : Célia Lucius, Santa Marina

Recife, PE

clip_image012

Peça Teatral : Célia Lucius- Santa Marina

Grupo de Teatro Anália Franco – Fraternidade Peixotinho

Local : Teatro Barreto Júnior – Recife - PE

Dias : 24  de setembro 2010

Horário: 20 h

Entrada:  INTEIRA : R$20,00   e    MEIA R$ 10,00  ( Promoção meia entrada  para todos)

F: 81 - 33423971

www.fraternidadepeixotinho.org.br

CÉLIA LUCIUS/SANTA MARINA

Célia Lucius, Santa Marina é o título de um livro escrito pelo médico, escritor e orador espírita, Flávio Mussa Tavares, em que o autor apresenta o resultado de laboriosa pesquisa iniciada pelo Professor Clóvis Tavares, seu pai, que teve longa militância espírita no Brasil. Na verdade, o livro do Dr. Flávio complementa e conclui uma pesquisa que seu genitor empreendeu quando esteve reunindo o material de um de seus livros, A Mediunidade dos Santos. Compulsando a hagiografia nas bibliotecas do Vaticano e do Líbano, o Professor Clóvis descobriu relatos sobre a vida de uma Santa Marina, muito venerada pelos cristãos maronitas do Líbano e correspondente região geográfica. Segundo revelavam os documentos consultados, Santa Marina teria ocultado sua condição feminina sob a vestes de um monge que teria vivido num convento da Bitínia, província romana localizada ao norte da Ásia Menor.

Esse foi o ponto de contato que fez o autor de Mediunidade dos Santos ligar a vida de Santa Marina à personagem Célia Lucius, protagonista do romance de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, 50 Anos Depois. A par dessa coincidência, muitas outras foram detectadas, a partir do próprio nome adotado pela personagem Célia Lucius no convento onde se internou nos últimos anos de sua vida – Irmão Marinho. Além das semelhanças encontradas entre as duas biografias, a documental e a narrada no romance mediúnico, uma informação do Espírito Emmanuel, no prefácio do citado romance, fortalece a idéia de que são a mesma pessoa: “É a história de um sublime coração feminino que se divinizou no sacrifício e na abnegação, confiando em Jesus, nas lágrimas de sua noite de dor e de trabalho, de reparação e de esperança. A Igreja Romana lhe guarda, até hoje, as generosas tradições, nos seus arquivos envelhecidos, se bem que as datas e as denominações, as descrições e apontamentos se encontrem confusos e obscuros, pelo dedo viciado dos narradores humanos”.

Trata-se, pois, de precioso documento, que comprova, entre outras coisas, algo muito importante para a divulgação do Espiritismo, que é a historicidade dos romances ditados pelo Espírito Emmanuel, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier. São romances históricos em que o caráter documental prevalece sobre o conteúdo ficcional. São, pois, narrativas da história do cristianismo, fiéis ao labor missionário dos cristãos primitivos, massacrados pelo braço opressor do poder romano durante três séculos.

Melhor história não poderia existir para movimentar o Núcleo de Teatro Anália Franco, da Fraternidade Peixotinho, que reúne os jovens e os trabalhadores de nossa casa espírita. Revelando a vida de Célia Lucius e todos os episódios históricos ao longo de sua notável trajetória, a peça teatral que vai ser exibida à platéia pernambucana constitui primorosa oportunidade de louvar e engrandecer o amplo testemunho cristão dessa figura hoje venerada como santa.

A difusão do Evangelho em sua feição genuína é uma das tarefas do Espiritismo, haja  vista que Jesus é, segundo a visão dos espíritos reveladores, o modelo e o guia para a humanidade. Dessa forma, o testemunho de fé e dedicação dos cristãos dos primeiros séculos é algo que deve ser sempre destacado nos ambientes onde se difunde e pratica a Doutrina Espírita. É, pois, com muita emoção que encaramos a encenação teatral que traz de volta a figura amorável de Célia Lucius. Os que vierem a assistir ao espetáculo serão surpreendidos por um trabalho que, a despeito do amadorismo do elenco, apresentará destaques primorosos, como o guarda-roupa de época e outros aspectos que evidenciarão o dedicado esforço das equipes de produção, divulgação e apresentação da peça. 

Humberto Vasconcelos

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com)

Seminário com Ismael Batista da Silva no G.E. Auta de Souza

São Paulo

clip_image013

DIA: 18/09 - SÁBADO - SÃO PAULO

GRUPO ESPÍRITA AUTA DE SOUZA - Horário: 15.00 às 18.00

Rua Força Pública N. 268 --Carandirú

SEMINÁRIO: O PERFIL DO TRABALHADOR ESPÍRITA PARA O TERCEIRO MILÊNIO

Workshop com Wanderley Oliveira

Rio de Janeiro

clip_image014

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com)

Curso Introdutório da AME-SP

São Paulo

clip_image015

A sétima aula do Curso Introdutório da AME-SP Será ministrada pelo médico especialista em medicina Chinesa e Comportamental Dr. Leandro Romani que falará sobre:

Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

- da Alma ao Corpo Físico: o papel das emoções no processo saúde-doença

                                                                                                       - Contribuições da Medicina e da Doutrina Espírita

                                                                                                       - Construção de uma abordagem terapêutica médico-espírita

A palestra acontecerá no dia 18(sábado) de setembro, às 19h30, na Seara Bendita Instituição Espírita (Rua Demóstenes, 834, Campo Belo, São Paulo-SP)

Confira abaixo o calendário das aulas:

20.02: A Missão do Médico-Espírita

- A construção da Saúde Integral

- O papel do médico-espírita na sociedade atual

- Os princípios da Associação Médico-Espírita

13.03: Pensamento e Vontade – Atributos do Ser Espiritual

- Criação Mental e as Formas-Pensamento

- Como utilizar essas ferramentas para o progresso espiritual?

- Bases da edificação da Saúde Integral e Cura do Espírito

17.04: Reencarnação - essencial para a compreensão da Saúde Integral

- Evidências Científicas da Reencarnação

- Contribuições da Física Quântica para a compreensão da Reencarnação

- Planejamento Reencarnatório – impactos na saúde e doença

16.05: Perispírito: de Kardec às pesquisas científicas atuais

- Introdução ao estudo dos corpos energéticos e centros de Força

- Propriedades do Perispírito e suas aplicações

- Evidências Experimentais e Pesquisas Científicas Atuais

12.06: Perispírito: mediador do Processo de Cura do Espírito

- O processo de adoecimento e terapias bioenergéticas

- Perispírito – papel no Processo Saúde e Doença

- Genética Perispiritual e Planejamento Reencarnatório

14.08: Mediunidade, Obsessão e Transtornos Psíquicos

-Diferenças entre Mediunidade e Transtornos Psíquicos

- Preconceitos, Medos e Excessos na abordagem na Casa Espírita

- Como abordar esse tema dentro da Casa Espírita? E no consultório?

18.09: Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

- da Alma ao Corpo Físico: o papel das emoções no processo saúde-doença

- Contribuições da Medicina e da Doutrina Espírita

- Construção de uma abordagem terapêutica médico-espírita

16.10: Dilemas Éticos do Início da Vida

(Aborto, Células Tronco, Reprodução Assistida)

- Fisiologia da Reencarnação

- O que fazer em dilemas éticos no início da vida? Como Orientar?
- AME a Vida desde o início

07.11: Dilemas Éticos do Final da Vida

(Eutanásia x Distanásia x Ortotanásia x Cuidados Paliativos)

- Fisiologia da Desencarnação

- O que fazer em dilemas éticos no final da vida? Como Orientar?

- Abordagem da Espiritualidade em paciente na fase final da existência

PRINCIPAIS DÚVIDAS sobre o Curso Introdutório:

O que é o Curso Introdutório da AME-SP?

É o conjunto de nove palestras mensais gratuitas (realizadas por membros da AME-SP na Seara Bendita Instituição Espírita) sobre os Fundamentos do Paradigma Médico-Espírita.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que tenha interesse pelos temas abordados. Cada uma das palestras pode ser assistida isoladamente por quem se interessar. No entanto, o conjunto de todas as nove palestras é o que constitui o Curso Introdutório da AME-SP.

A que se destina?

A participação em 75% do Curso Introdutório da AME-SP será um dos pré-requisitos para aqueles que desejarem participar de um dos grupos de estudo da AME-SP.

É preciso efetuar inscrição?

Caso deseje realizar o Curso Introdutório completo é preciso que, na semana anterior a cada palestra, envie apenas o seu nome completo para o e-mail secretaria@amesaopaulo.org.br E que assine a lista de presença que será passada durante a palestra. Não é preciso realizar a inscrição caso o seu interesse seja pelas palestras individualmente.

Quando e onde o Curso Introdutório será realizado?

Todas as nove palestras do Curso Introdutório da AME-SP serão realizadas este ano, um sábado por mês, na Seara Bendita Instituição Espírita (conferir datas no calendário de palestras)

Ao chegar ao local da palestra, é necessário apresentar-me como participante do Curso Introdutório?

Não. É preciso apenas que assine a lista de presença que será passada durante a palestra para que sua participação fique registrada.

Ao encaminhar meu nome por e-mail antecipadamente terei meu lugar garantido?

Ao encaminhar seu nome por e-mail não há reserva de lugares, já que não há inscrições – apenas registro de presença. Portanto, pedimos a gentileza de chegarem ao local no horário marcado, pois a AME-SP e a Seara Bendita não poderão reservar lugares.

Em caso de dúvida, com quem devo entrar em contato?

Com a secretaria da AME-SP, de segunda a sexta-feira, das 09hàs17h, pelo email secretaria@amesaopaulo.org.br ou pelo telefone (11) 2574-8696.

(Informação em email da AME-SP)

Leia o Boletim Informativo da AME-SP

clip_image016

Acesse aqui: http://www.amesaopaulo.org.br/boletim.asp

Sábado. Programa Muitas Vidas

TV Santa Cecília. Santos, SP

Olá Amigos!

Neste sábado dia 18/09, às 11:00 horas, no Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecilia,

o entrevistado será Claudete Gonçalves, com o tema "Conseqüência do Não",

Como reagir diante de um "Não"?, Qual a visão diante de um não.

Tudo isso sábado dia  18 às 11 da manhã pela Santa Cecilia TV: canal 13

da NET e em UHF (antena) canal 52

O Programa Muitas Vidas agora está na internet pelo Santa Cecilia TV.

Acesse : santaceciliatv.com.br

ao abrir a página em que consta WEBTV,é só clicar em "assista ao vivo"

e a programação está no ar.

(Informação em email de jose daconceiçao deabreu zezinhoabreu@gmail.com)

Focalizando o Trabalhador Espírita

Marcelo Henrique Pereira

clip_image017

Marcelo Henrique Pereira

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

O entrevistado Marcelo